Consulta pré anestésica

A consulta pré-anestésica é uma avaliação clínica com o médico anestesiologista que deve ser feita antes de qualquer cirurgia eletiva (cirurgia agendada).. É nela que o anestesiologista tem a oportunidade de conhecer o paciente e planejar a melhor conduta anestésica de acordo com o procedimento cirúrgico proposto. E não apenas cirurgias se beneficiam da avaliação pré-anestésica, qualquer procedimento médico em que o paciente será submetido a anestesia, como endoscopias, exames de imagem e cateterismos.

Para o paciente, é a chance de tirar suas dúvidas e entender melhor como será a sua anestesia. Apesar do imenso avanço da anestesiologia nas últimas décadas, ela envolve riscos como qualquer procedimento médico, e é fundamental conhecê-los a fim de que as medidas corretas sejam tomadas. Muitas vezes é necessário a realização de mais exames complementares, encaminhamento para outros especialistas e até o adiamento ou cancelamento da cirurgia.

Após avaliar o paciente, o anestesiologista irá sanar as suas dúvidas, orientar o jejum adequado, orientar quais medicações deverão ser tomadas ou não até o dia do procedimento, solicitar novos exames, entre outras condutas.

Sempre faça sua avaliação pré-anestésica antes de cirurgias e procedimentos. Lembre-se que a anestesia segura começa com esta consulta.

MEMBRO DAS SOCIEDADES MÉDICAS
MEMBRO DAS SOCIEDADES MÉDICASMEMBRO DAS SOCIEDADES MÉDICAS
X