Prótese de panturrilha

A prótese de panturrilha é indicada para pacientes que apresentam pouca projeção na região da panturrilha, mais conhecida como ‘batata da pena’. Ao aumentar o volume desta região, torna mais harmônico o contorno das pernas, em relação às coxas.

A projeção produzida pela prótese de panturrilha é posterior e lateral, ou seja, a ‘batata da perna’ terá ser volume aumentado para trás da tíbia (canela) e para o meio, reduzindo o espaço entre as duas pernas, harmonizando-as.

 

Tipo de anestesia

Geralmente é peridural. Pode ser também anestesia geral.

 

Técnica Cirúrgica

1) A incisão (cicatriz) é na dobra posterior do joelho;
2) Abre-se a fáscia muscular (capa que envolve o músculo);
3) Coloca-se a prótese entre a fáscia e o músculo;
4) Costura-se a fáscia e a pele.

 

Tempo de internação

12 a 24 horas.

 

Pós-operatório

Deve-se evitar de andar muito e subir escadas. É comum um pouco de dor nas primeiras 48 horas, porém controlada com anti-inflamatórios e analgésicos. Uma meia elástica deverá ser usada por ao menos 30 dias.

 

Complicações

Apesar de muito raras, podem ocorrer: infecção, hematoma, seroma, alteração da cicatrização, trombose, extrusão da prótese.

 

Resultado definitivo

O resultado definitivo de qualquer cirurgia plástica ocorre depois de 6 meses, devido ao amadurecimento da cicatriz. Porém, com dois meses a forma já estará praticamente pronta.

 

Recomendações pré-operatórias

1) Comunicar-se conosco até dois dias antes da operação, em caso de gripe, indisposição ou febre;

2) Internar-se no hospital ou clínica indicada na Guia de Internação, obedecendo ao horário estabelecido;

3) Evitar bebidas alcoólicas ou refeições exageradas na véspera da cirurgia;

4)Evitar todo e qualquer medicamento para emagrecer, que eventualmente esteja utilizando, por um período de 121 dias antes do ato cirúrgico. Isto inclui também os diuréticos;

5)Não tomar quaisquer medicamentos que contenham ácido acetil salicílico por pelo menos 14 dias antes da cirurgia (aspirina, AAS, melhoral, buferin, doril, etc.);

6)Programe suas atividades sociais, domésticas, profissionais ou escolares, de modo a não se tornar indispensável a terceiros, por um período de aproximadamente 20 dias;

7)Se você fuma, evite fumar ao menos nos 30 dias que antecedem a cirurgia;

8) Suspender o uso de pílula anticoncepcional ou anticoncepcionais hormonais 30 dias antes da cirurgia. Usar outro método contraceptivo neste período;

9) Manter jejum completo (incluindo água) de 8 horas antes da cirurgia.

 

A cirurgia de prótese de panturrilha deixa cicatrizes?

Toda cirurgia deixa cicatriz. A cicatriz da prótese de panturrilha localiza-se na prega da pele atrás do joelho, ficando bastante discreta na maioria dos casos.

 

A recuperação é muito dolorosa?

Não. A dor, que ocorre principalmente nas primeiras 48 horas, é tolerável e controlada com analgésicos e anti-inflamatórios.

 

Em quanto tempo poderei retornar ao trabalho?

Depende do tipo de trabalho. Trabalhos de escritório podem ser realizados em alguns dias, porém deve-se evitar dirigir e andar muito no mínimo nas duas primeiras semanas.

 

Quando poderei fazer exercícios físicos?

Depois de dois meses da colocação da prótese de panturrilha.

 

Como ficarão minhas pernas?

A prótese de panturrilha proporciona uma projeção da parte posterior e do meio da “batata da perna”, aproximando-as e reduzindo o espaçamento entre as pernas.

 

Quando poderei fazer depilação com cera?

Depois de um mês da colocação das próteses de panturrilha será possível fazer a depilação com cera. Antes disso, deverão ser usadas lâminas.

 

Existe risco da prótese estourar?

As próteses de panturrilha são bastante resistentes, sendo necessário um trauma muito forte para rompe-las. É mais fácil fraturar a perna do que romper a prótese.

 

Qual a anestesia utilizada?

Na maioria dos casos a anestesia peridural.

 

É possível associar a prótese de panturrilha à outras cirurgias plásticas?

Sim. Pode-se associar com lipoaspiração, prótese de mama, mamoplastia, outras cirurgias.

 

A prótese de panturrilha precisa ser trocada?

Toda prótese sofre desgaste com o tempo. Apesar do fabricante não indicar um tempo de duração da prótese, creio que um acompanhamento deve ser feito. Não creio em próteses definitivas, mas acredito que em torno de 30 anos uma reavaliação deverá ser feita. Uma cirurgia comum de troca costuma ser mais tranquila que a colocação, pois toda cicatriz interna e distensão já ocorreram na primeira cirurgia.

 

Recomendações pós-operatórias

1) Evitar esforços corriqueiros nos 30 primeiros dias. Exercícios depois de 60 dias;

2) Evitar andar demasiadamente e subir escadas por 21 dias;

3) Não se exponha ao sol ou ambientes muito quentes, até 2ª ordem;

4) Obedecer à prescrição médica;

5) Alimentação normal (salvo casos específicos, que receberão orientação);

6) Não tomar quaisquer medicamentos que contenham ácido acetil salicílico por pelo menos 14 dias depois da cirurgia (aspirina, AAS, melhoral, buferin, doril, etc.);

7) Usar meia compressiva ao menos por 30 dias;

8) Não se preocupe com as formas intermediárias nas diversas fases. Tire conosco suas eventuais dúvidas.

 

* ATENÇÃO: Verifique se o cirurgião com o qual você pretende realizar a sua cirurgia, possui realmente formação em cirurgia plástica pelo site www.cirurgiaplastica.org.br esta é a sua melhor garantia de segurança e qualidade. 

MEMBRO DAS SOCIEDADES MÉDICAS
MEMBRO DAS SOCIEDADES MÉDICASMEMBRO DAS SOCIEDADES MÉDICAS
X